O que recrutamos? Futuro vs. Passado

Li um artigo no Linkedin esta semana que aconselho todos os meus colegas de profissão a ler com atenção.

“Contratar olhando para o passado ou para o futuro?”,

escrito pelo Head of Talent Management da Monsanto Company – América do Sul.

Porque é que nós – os recrutadores – avaliamos as pessoas olhando para o que é que elas já fizeram no passado e exploramos tão pouco o que é que elas querem ser no futuro?

Quanto tempo de uma entrevista dedicamos a falar sobre a experiência adquirida e os sonhos do candidato, as suas expectativas? A proporção é assustadora. Obviamente que o passado nos dá pistas sobre aquela pessoa e nos conta o que é que ela já aprendeu, daquilo que foi capaz e as escolhas que foi fazendo ao longo do caminho. Não podemos ignorar. Mas o que temos de encontrar no candidato é o talento, o drive, o que o motiva, o que o faz querer ser melhor!

A minha atuação é no segmento jovem – estudantes ou recém-graduados que muito pouco (mas cada vez mais) têm para contar sobre a sua experiência profissional – e ainda assim, dedico bastante tempo a querer saber o que fizeram, como fizeram, o que já aprenderam.

Por outro lado, quando estou em feiras de emprego ou em eventos de networking em universidades, fico sempre com a sensação de que conheci melhor aqueles estudantes. Que percebi melhor quem eram do que no âmbito de uma entrevista formal, em que a pessoa se prepara, treina o discurso, tenta antecipar as perguntas que lhe irão ser feitas. O autor fala precisamente disto: diz que só conseguimos descobrir o talento da pessoa “quando a entrevista formal se transforma em uma conversa genuína entre duas pessoas“.

Eu concordo em absoluto e tenho tentado, cada vez mais, fazer um estilo de entrevista descontraído, em tom de conversa, com momentos de humor e de partilha de experiências – e acredito mesmo que este é o caminho!

Parabéns André Souza, pela reflexão!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s