Working Mom – o que é?

O que é uma mãe? A mãe é a responsável máxima pelos filhos. A mãe tem de controlar o que eles comem e bebem, se têm frio ou calor, o que vão vestir – e consequentes dinâmicas de tratar das roupas, os médios/remédios/vacinas/vitaminas, se há fraldas e toalhitas, se o bebe tem o rabo assado, se tem creme hidratante, se está “com os dentes” e é preciso ter o gel dos dentes, por fazer companhia e desenvolver os filhos, por dar mimo e educar, por tudo a que um filho diz respeito. O pai tem o mesmo papel, embora se descartem habitualmente da logística e gestão de “economato”.

Independentemente do estilo de pai (o Tó ajuda cada vez mais e é crucial), a mãe, sem ninguém lhe dizer ou cobrar, sente que é ela a responsável e que tem de controlar tudo e, se não o fizer, é bombardeada de sentimentos de culpa.

Ok, a função que descrevi acima dá para um full-time de 120h semanais.

Então, e o que é ser uma working mom? O meu full-time é na empresa onde trabalho – não só as 40h previstas mas todas as horas que forem necessárias, o que me obriga a entregar a minha filha a outros – no meu caso, vai variando entre pais e sogros. Portanto, entre tios e avós, eu devo ser a pessoa que MENOS tempo passa com a Babylu – e ainda assim, ela ocupa todo o tempo que me resta para além do trabalho!

Eu basicamente não controlo nada – nem o que come e bebe, nem se tem frio ou calor, nem quanto dorme ou horas a que acorda, nem se fez coco ou não, nem se precisa de mimo ou que lhe ralhem – até nem preciso de me preocupar muito com fraldas e toalhitas porque a maioria das trocas de fraldas, ela faz noutros sítios que não em minha casa, comigo.

Ainda não aprendi a lidar bem com este sentimento. Quem é realmente “mãe da minha filha”? Quem é que ela sente como o seu porto seguro? Eu, que estou com ela 3h por dia e às vezes estou só num facetime (quando estou fora), ou aqueles que passam todo o dia com ela? Mas destes últimos, qual é a referência dela? Passa metade do tempo com uma avó, bisavó e empregada de um lado e a outra metade com a avó, bisavós, tias e empregada do outro…? Quem é que ela sente como mãe?

Este é um assunto que ainda não tenho resolvido desde que comecei a trabalhar (já la vão 8 meses) e não vejo como resolver.

Será que todas as mães sentem isto? Como é suposto fazermos?

Deixe uma Resposta

